Existem várias formas de classificar e determinar a qualidade do café, entre elas: pelo tipo, a da bebida em si e, por fim, a classificação por peneira realizada por meio da análise de uma amostra de mais ou menos trezentos gramas de café.
Pode-se dizer que essas classificações são feitas tanto em relação aos cafés da espécie arábica como aos da espécie robusta ( conilon ).
Classificação pelo tipo
A classificação pelo tipo classifica a qualidade do café no que se refere ao aspecto físico dos grãos, se existem, ou não, defeitos e impurezas.
Classificação da bebida
A classificação da bebida em si envolve todos os fatores relacionados ao gosto, paladar, sabor, aroma ou cheiro do café quando ele passa pelo processo da torra.
Classificação por peneira
A classificação por peneira reporta-se ao tamanho do grão — que pode ser maior ou menor, e classifica de doze a vinte.
Nesse quesito, o café sofre influências dos tratos culturais da lavoura, da adubação e, é claro, do clima.
Prova de chavena
Para uma classificação ser precisa e confiável realiza-se a chamada prova de chavena, que consiste na análise sensorial do sabor e aroma que o café apresenta numa chavena.
Os provadores treinados degustam o café e determinam a sua qualidade.
A degustação deve seguir determinados protocolos, como, o café é experimentado puro, resultando apenas na mistura da água quente com o pó.
Primeiro, o provador cheira o café, para em seguida sorver um gole da bebida.
As notas de classificação podem variar de zero a cem.
Na atualidade, os especialistas têm considerado a bebida dura como sendo a expressão da máxima valorização da bebida.
Bebida dura
Essa nomenclatura está diretamente ligada à classificação do café enquanto bebida.
A bebida dura resulta num café que após a torrefação se apresenta intenso e encorpado.
Além disso, possui certa aspereza e adstringência semelhantes à sensação de comermos uma fruta verde.
Os cafés de bebidas duras são consideradas de boa qualidade, porém não são Extraordinários, como os cafés de bebida mole, que apresentam maior complexidade e sofisticação.
Essas são exigências para Cafés Gourmet em todo o mundo.
Bebida mole
A bebida mole tem suavidade e doçura agradáveis ao paladar, podendo apresentar notas florais, frutadas, cítricas, achocolatadas ou caramelizadas, entre outras.
Tem sabor similar ao da bebida estritamente mole, porém com características menos intensas.
A bebida estritamente mole tem suavidade e doçuras muito marcantes, corpo intermediário e extremamente agradável ao paladar.
É interessante esclarecer que existem ainda muitas outras classificações do café divididas em categorias, subcategorias, em classes e grupos.
Tantas especificações não surpreendem, pois o café é um fruto que possui mais de quinhentos géneros e oito mil espécies!